O dentista na oncologia tem a importante função de promover mais qualidade de vida, garantindo com a saúde bucal nos tratamentos contra o câncer.
O profissional tem o papel de preparar a boca e os dentes para passar pelo tratamento e é capaz de diagnosticar, prevenir e remediar alterações orais decorrentes do mesmo. É responsável por oferecer tratamento e profilaxia também aos diversos efeitos colaterais do câncer.
Aproximadamente 40% dos pacientes que recebem quimioterapia/terapia alvo – monoterapia/imunoterapia e, aproximadamente 90% dos pacientes que recebem radioterapia na região de cabeça e pescoço, precisam dos tratamentos oferecidos pelo cirurgião dentista.
Também tem como função a prevenção e o diagnóstico do câncer de boca.
Em pacientes em tratamento oncológico, é comum que ocorra a mucosite, inflamação da mucosa oral, que consiste em lesões bucais ou áreas vermelhas sensíveis.
Elas são bem dolorosas e também podem interferir na fala e na alimentação, o que aumenta o risco de infecções oportunistas.
O ideal é que o paciente com câncer faça uma avaliação odontológica antes de iniciar o tratamento oncológico, tanto para iniciar profilaxia, quanto para detectar possíveis focos de infecção, como doenças periodontais, cáries, e próteses mal ajustadas.
Cuide-se e conte conosco nessa missão.
Oncocenter, dedicada a você!
#cuidadosmultidisciplinares #odontologiaoncologica #oncocentersaj




