Atividade física X Saúde

“Antes de curar alguém, pergunta-lhe se está disposto a desistir das coisas que o fizeram adoecer.”
Hipócrates

Para ter boa saúde é preciso desistir dos maus hábitos, dos excessos e adotar boas práticas, a atividade física é uma delas. 

Trocar o sedentarismo pela atividade física é uma prática fundamental para conquistar saúde.

A atividade física regular é um fator chave de proteção para prevenção e controle das doenças não transmissíveis (DNTs), como as doenças cardiovasculares, diabetes e vários tipos de cânceres. A atividade física também beneficia a saúde mental, contribuindo para a prevenção do declínio cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade; e pode contribuir para a manutenção do peso saudável e do bem-estar geral. Estimativas globais indicam que 27,5% dos adultos e 81% dos adolescentes não atendem às recomendações da OMS para atividade física. Existem também desigualdades notáveis: os dados mostram que, na maioria dos países, meninas e mulheres são menos ativas do que meninos e homens, e que há diferenças significativas nos níveis de atividade física entre grupos econômicos de alta e baixa renda, e entre países e regiões.

Todo movimento conta, mas a prática de atividades físicas planejadas, estruturadas e com acompanhamento profissional deve ser estimulada desde a infância, pois além dos benefícios para o corpo, contribui para a mente, a socialização e traz disciplina.

As diretrizes da OMS sobre atividade física e comportamento sedentário são para todas as populações e grupos etários de 5 a 65 anos e idosos, independentemente do sexo, origem cultural ou nível socioeconômico, e são relevantes para pessoas de todo tipo de habilidades. Conheça as diretrizes para cada faixa etária:

Crianças e adolescentes

Para crianças e adolescentes, a atividade física proporciona benefícios para saúde corporal e mental com maior aptidão cardiorrespiratória, muscular e óssea, saúde metabólica com o controle da pressão arterial, dislipidemias, glicose e resistência à insulina Além dos benefícios cognitivos e emocionais (desempenho acadêmico e função executiva), saúde mental (redução dos sintomas de depressão) e redução da adiposidade

Recomenda-se que crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, sendo a maior parte aeróbica. É importante oferecer às crianças e adolescentes oportunidades seguras e lúdicas de movimento, encorajando-as a participar de atividades físicas que sejam agradáveis/ divertidas e adequadas às suas idades e habilidades.

O comportamento sedentário nesta faixa etária está associado ao sobrepeso e obesidade, saúde cardiometabólica diminuída, menor aptidão, dificuldades de socialização, e redução da duração do sono. É importante limitar o comportamento sedentário, em especial o tempo em frente às telas (TV, celular, computador e afins).

Adultos:

Nos adultos, a atividade física proporciona os seguintes benefícios à saúde: diminui a mortalidade por doenças cardiovasculares, incidência de hipertensão, incidência de alguns tipos de cânceres, diabetes; melhora a saúde mental (redução dos sintomas de ansiedade e depressão), a saúde cognitiva e o sono, além de prevenir sobrepeso e obesidade.

Adultos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente ao longo da semana para que os benefícios substanciais à saúde sejam observados. Para benefícios adicionais à saúde são indicados pelo menos dois dias na semana de atividades de fortalecimento muscular em conjugação com as atividades aeróbicas. 

Todo movimento é válido, substitua os elevadores pelas escadas, desça um ponto de ônibus antes e faça uma caminhada. É importante também limitar o tempo nas telas e as atividades automatizadas, por exemplo: levantar para desligar TV e equipamentos eletrônicos ao invés de usar o controle remoto.

Idosos: 

Para os idosos, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: diminui a mortalidade por doenças cardiovasculares, incidência de hipertensão, incidência de alguns tipos de cânceres, diabetes, melhora a saúde mental (redução dos sintomas de ansiedade e depressão), a saúde cognitiva e o sono. A adiposidade corporal também pode melhorar. 

Em idosos, a atividade física ajuda a prevenir quedas e lesões relacionadas ao declínio da saúde óssea e da capacidade funcional.

Todos os idosos devem praticar atividade física regular. Recomenda-se de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade nesta faixa etária.  

Como parte da atividade física semanal, idosos devem realizar atividades físicas multicomponentes que enfatizem o equilíbrio funcional e o treinamento de força com moderada intensidade ou maior, em 3 ou mais dias da semana, para aumentar a capacidade funcional e prevenir quedas.

Idosos devem começar realizando pequenas quantidades de atividade física e aumentar gradualmente a frequência, intensidade e a duração ao longo do tempo. Precisam ser fisicamente ativos, na medida que suas capacidades funcionais permitirem e ajustar o nível de esforço para atividades físicas relativas aos seus níveis de aptidão.

Em qualquer fase da vida, movimentar-se é importante para ter mais saúde qualidade de vida.

Siga sempre as orientações dos profissionais de saúde e de educação física!

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Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde)

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