Câncer é contagioso?

Mito – Essa fantasia, e sem nenhum tipo de fundamento ainda encontra-se muito arraigada na cultura popular, gerando um sofrimento psíquico incalculável e às vezes irreversível nos pacientes em tratamento do câncer. 
Mesmo o câncer de colo de útero, onde há a participação de um vírus na sua formação, ele, o câncer, não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para a outra como ocorre, por exemplo, com resfriados. 
No entanto, como referido acima, alguns vírus, como o HPV, o EBV e o da hepatite B podem ser transmitidos através de diversas formas de contato como relação sexual, transfusões de sangue realizadas de maneira inadequada e sem os devidos cuidados, ou compartilhamento de seringas contaminadas. Esses vírus, por sua vez, estão associados a cânceres como colo de útero, cabeça e pescoço e linfomas, e câncer de fígado respectivamente.

Siga-nos

Notícias recentes

Câncer renal

Esse tipo de câncer não é dos mais comuns e tem a incidência estimada entre 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes, principalmente

Câncer e consumo de álcool

Durante a pandemia, a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead) observou um aumento de 40% nas vendas de bebidas alcoólicas. As

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 18:00