O tabagismo causa apenas câncer de pulmão?

O tabagismo causa apenas câncer de pulmão?

Mito – Fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. No entanto, também está relacionado com o desenvolvimento de câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia.
Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas, que quando queimadas liberam aproximadamente 5.700 substâncias químicas na sua fumaça, sendo cerca de 60 delas foram identificadas como cancerígenas.
Os charutos e cachimbos realmente provocam menos câncer de pulmão que cigarros comuns, pois a sua fumaça não é tragada, ou seja, não chega até os pulmões. Entretanto o seu consumo apresenta de forma muito significativa o risco de tumores de cavidade oral, língua, palato (também conhecido como céu da boca), amígdalas, laringe e faringe.
Outro fator importante, do ponto de vista epidemiológico, é que como há mais fumantes de cigarros do que de charutos e cachimbos, a ocorrência de câncer pelo consumo de cigarro é maior.

Siga-nos

Notícias recentes

Câncer renal

Esse tipo de câncer não é dos mais comuns e tem a incidência estimada entre 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes, principalmente

Câncer e consumo de álcool

Durante a pandemia, a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead) observou um aumento de 40% nas vendas de bebidas alcoólicas. As

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 18:00