Pessoas na minha família tiveram câncer, portanto também terei já que o câncer é hereditário?

Mito – De forma geral, o câncer é uma doença que surge a partir de um erro na transmissão das informações contidas nos genes, ou seja, é uma doença genética.
Para entendermos melhor, vamos utilizar o exemplo da exposição ao cigarro, o contato com substâncias químicas contidas na fumaça inalada ocasionará erros no material genético de algumas células, se esses erros não forem concertados, eles serão transferidos após a sua divisão, o que poderá gerar células defeituosas com potencial se se tornar um câncer.
Entretanto quando uma mutação potencialmente cancerígena é transferida de pais para filhos, o que chamamos de hereditário, significa que esta doença pode ocorrer em gerações futuras. Felizmente este fenômeno bem menos frequente, acometendo cerca de 15% a 20% de todos os casos.
Tumores que são identificados como sendo potencialmente hereditários são mama e ovário, ligados a mutações nos genes BRCA-1 e BRCA-2, além de próstata e cólon. Devemos atentar a ocorrência dessas doenças no histórico familiar de todos os pacientes quando avaliamos no consultório, seja qual for a especialidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 18:00