O universo de saúde mental é muito amplo que a depressão, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), existem mais de 300 transtornos mentais catalogados. Conheça quais são os Transtornos Mentais mais comuns no Brasil e bem como sua prevalência por população:
Ansiedade
A ansiedade é caracterizada pela sensação de desconforto, tensão, medo ou mau pressentimento que são provocados pela antecipação de perigo ou algo desconhecido. Pode afetar a vida social e emocional do indivíduo e provocar sintomas como: tremores, falta de ar, palpitações, sensação de sufocamento, suor frio e etc.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 9,3% da população brasileira possui um quadro de ansiedade. O que nos torna um dos países mais ansiosos do mundo.
Depressão
A depressão é um transtorno psicológico que causa tristeza persistente e impede a realização das tarefas diárias; é definida por ser um estado de humor deprimido que pode persistir por muito tempo. É também acompanhada por sintomas como: apatia, insônia, irritabilidade, falta de energia, ganho ou perda de peso e etc.
Segundo a OMS, cerca de 5,8% da população brasileira possui o quadro de depressão.
Transtornos Alimentares
Anorexia nervosa e bulimia são alguns dos transtornos alimentares mais comuns. A anorexia é caracterizada pela perda de peso intencional, provocada pela recusa de alimentação, distorção da própria imagem e medo de engordar. A bulimia consiste em comer grandes quantidades de comida e logo depois eliminar as calorias de formas prejudiciais para o corpo.
Esse tipo de transtorno é muito comum na fase adolescente, e afeta cerca de 4,7% dos brasileiros.
Transtorno Bipolar
O Transtorno Bipolar provoca grandes mudanças de humor, dificuldades na comunicação e socialização. Pode oscilar em estados de depressão para impulsividades e excesso de extroversão.
Esse transtorno chega a atingir 4% da população brasileira.
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
O Transtorno obsessivo-compulsivo é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos recorrentes e desagradáveis (obsessões) e comportamentos repetitivos ritualizados (compulsões), voltados para a redução do desconforto associado a tais pensamentos. Pessoas que possuem TOC, podem ter obsessões por lavar as mãos, limpeza, necessidade de simetria e etc.
De acordo com estudos, cerca de 3 a 4 milhões de brasileiros (2% da população) apresentam esse quadro.
Esquizofrenia
A esquizofrenia é um transtorno psicótico que provoca distúrbios no pensamento, percepção, vontade, atividades sociais e linguagem das pessoas. A esquizofrenia é caracterizada por pensamentos ou experiências que parecem não ter contato com a realidade, fala ou comportamento desorganizado e participação reduzida nas atividades cotidianas.
Estresse pós-traumático
O estresse pós-traumático é marcado pela ansiedade que surge após uma situação traumática. A pessoa afetada revive persistentemente o ocorrido com recordações, e apresenta grande sofrimento psicológico.
A prevalência de brasileiros afetados pelo transtorno de estresse pós-traumático chega de 1% a 3% da população.
Transtorno de personalidade Borderline
O Transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão de emoções instáveis nos relacionamentos e comportamento em geral. A pessoa com borderline pode ir de uma imensa euforia a um sentimento intenso de raiva, depressão ou ansiedade.
Cerca de 6% da população mundial possui esse transtorno.
A psicoterapia pode te ajudar
Se você se identifica e identifica alguém com as características de algum dos transtornos acima, a psicoterapia pode te auxiliar na identificação e tratamento de um possível transtorno, assim como poderá levantar subsídios e informações relevantes caso necessite de uma avaliação psiquiátrica.
A Oncocenter está com você nessa missão. Busque ajuda, ofereça ajuda,




