A importância da nutrição no tratamento contra o câncer

Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos ou órgãos adjacentes. Portanto, trata-se de uma doença de alta complexidade, que requer um atendimento especializado, e uma abordagem centrada no paciente coordenada por uma equipe multiprofissional.

O paciente deve ser enxergado em sua dimensão biopsicossocial.

  • BIO: o aspecto biológico, a doença propriamente dita e seus impactos na saúde física;
  • PSICO: a doença traz uma ameaça iminente à vida, confronta os pacientes com a perspectiva de morte, o que afeta diretamente as emoções, a base psíquica do indivíduo. 
  • SOCIAL: envolve todos os relacionamentos do paciente, seus familiares, sua relação com o trabalho.

Neste contexto, a nutrição entra para contribuir para a melhor qualidade de vida e bem-estar dos pacientes oncológicos, auxiliando na diminuição de sintomas decorrentes do tratamento, como por exemplo a neutropenia, a baixa da imunidade, da defesa do corpo, por meio da diminuição de glóbulos brancos no sangue.

Alimentos ricos em vitaminas A, C, D e E e outros compostos antioxidantes, como betacaroteno e licopeno, encontrados na cenoura, na abóbora e no mamão, ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune.

Outros sintomas como a inapetência (falta de apetite), enjoos e perda de peso, podem ser minimizados com o fracionamento das refeições em pequenas porções distribuídas ao longo do dia. 

Os planos nutricionais são individualizados e personalizados à necessidade de cada paciente, suas preferências alimentares e sua realidade econômica, mas sempre prezando pelo balanceamento para que todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, açucares e gorduras) estejam presentes e equilibrados. É importante também reduzir o consumo de produtos industrializados e dar preferência a alimentos naturais.

A boa nutrição é fundamental para que o organismo tenha uma resposta mais rápida ao tratamento oncológico, com a diminuição dos efeitos colaterais, dos atrasos no tratamento e com o consequente aumento das chances de cura. 

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe-o, contribua para que as pessoas tenham mais saúde, falem mais de saúde.

Abril, mês dedicado à saúde!

Oncocenter, dedicada a você!

Vanessa Soares – CRN – 6157

Fontes: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Nutrição, INCA, OMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 18:00