Janeiro Verde Piscina: a campanha colorida sobre o câncer do colo do útero.

Janeiro Verde Piscina: a campanha colorida sobre o câncer do colo do útero.

As campanhas coloridas lembram sobre a importância do cuidado integral com a saúde, cada mês uma cor, cada cor uma causa!

O Janeiro Verde Piscina é uma campanha da ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica), para conscientização e prevenção do câncer do colo do útero. É o terceiro tipo de câncer que mais atinge a população feminina. Segundo dados de 2012 do DATASUS, sistema de dados do SUS (Sistema Único de Saúde), na Região Nordeste, foram 1.611 óbitos para cada 100.000 mulheres.  

A grande diferença entre o câncer do colo do útero e os demais, é que ele pode ser efetivamente prevenido, de forma primária através da vacinação contra o HPV e de forma secundária, através do exame citopatológico, o Papanicolau, popularmente conhecido como preventivo ginecológico.

Então, se há prevenção, por que o câncer do colo do útero ainda mata em média 16 mulheres por dia no Brasil?

Mitos, preconceitos e tabus relacionados à sexualidade feminina, além da desastrosa progressão dos movimentos antivacinas estão por trás do baixo espectro de prevenção no Brasil. Em 2019, os índices de cobertura vacinal no país eram de 52% em meninas e 22% em meninos, entre 9 e 14 anos, faixa etária considerada ideal para a imunização conta o HPV (Papiloma Vírus Humano), principal causador do câncer do colo do útero.  

Com relação aos números de preventivos ginecológicos, a situação é ainda mais alarmante, segundo pesquisa da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), 52% das mulheres brasileiras não realizam o exame de Papanicolau, na frequência recomendada, anualmente.

Entre os estados do Nordeste, o índice mais baixo está no Rio Grande do Norte, onde apenas 25% das mulheres costumam realizar o exame, seguido da Bahia, com 29% de realização.

A Oncocenter alinhada com o seu pilar de contribuição social e com o compromisso com a diretriz global da OMS de erradicação do câncer de colo do útero até 2030, vai promover ações durante todo o mês de janeiro, para levar educação e conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de colo do útero para toda a população baiana.

Ajude-nos nessa causa, acompanhe nossas redes sociais e compartilhe nossos conteúdos.

Oncocenter, dedicada a você!

Fontes: DATASUS, SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Siga-nos

Notícias recentes

A importância da mamografia

O câncer de mama é o tipo mais frequente de câncer em mulheres a partir dos 55 anos de idade, mas, também pode acometer mulheres

Outubro Rosa: como surgiu

A campanha colorida, ou melhor, o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na cidade de Nova York, em 1997, como

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 18:00