Dicas de alimentação nas férias

Chegamos ao final de um ano difícil e de muitas incertezas. É momento de relaxar, curtir o verão, as férias e as confraternizações de final de ano, mas não podemos nos descuidar, ainda estamos no curso de uma pandemia. 

Entre os muitos cuidados que devemos ter, está o cuidado com a alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas nesse período. 

Durante as celebrações temos a tendência de deixar a empolgação tomar conta e acabamos cometendo alguns excessos. O famoso enfiar o “pé na jaca”, e junto com ele, vem também a ressaca e a culpa, mas como escapar das tentações? 

Confira as nossas dicas da nossa nutricionista (colocar nome da profissional):

1 – Reforçar a hidratação

Não é só porque você está em curtição, que a hidratação pode ser esquecida. Beba bastante água e invista em outras bebidas saudáveis, como sucos naturais e chás. Fique atento ao reforço da hidratação, especialmente quando estiver consumindo bebidas alcoólicas, pois o álcool desidrata o corpo. 

2- Inclua algum alimento fresco

Saiu para jantar em algum lugar novo? Tente ter no prato, pelo menos um alimento fresco. Também é interessante adicionar algumas frutas nos intervalos entre as refeições principais.

3- Sabor com sabedoria

As saídas com os amigos, as confraternizações da empresa, normalmente são em bares e restaurantes, cheios de petiscos. Experimente os pratos com sabedoria, sem exagerar nas quantidades. 

Além disso, os petiscos são frequentemente acompanhados de bebidas alcóolicas. Controle os excessos de ambos.

Se você abusou um pouquinho, na manhã seguinte faça um suco desintoxicante com couve, gengibre, água de coco, uma fruta da sua escolha, para acelerar o trabalho do fígado em eliminar as toxinas.

4- Planeje as refeições

É verdade que precisamos relaxar, mas não podemos abrir mão totalmente do planejamento, de forma menos rígida, precisamos fazê-lo. Por exemplo, planeje seu café da manhã com mais frutas, assim a tendência é consumir menos carboidratos. Para o almoço e jantar, invista nas proteínas e saladas e escolha uma das duas refeições para o consumo mais livre, mas sem exageros. 

5- Faça intervalos regulares entre as refeições

Evite longos períodos sem comer. Alimentar-se regularmente estabiliza o apetite, controla a glicemia, diminui a compulsão e possíveis episódios de gula. 

6- Saboreie a comida. Coma devagar!

Faça da refeição uma experiência sensorial. Perceba as cores, texturas e cheiros.  Mastigar lentamente os alimentos ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que se coma em menor quantidade.

7- Não descuide da atividade física

Aproveite as férias para atividades ao ar livre, que não consegue praticar nos períodos habituais: caminhadas, trilhas e passeios de bicicleta são excelentes opções. Não esqueça dos cuidados equipamentos de proteção adequados, além de evitar aglomerações e manter o distanciamento social. 

8- Faça trocas inteligentes

Sucos e água de coco, no lugar de refrigerantes. Grelhados em vez de frituras. Picolés de frutas em vez de sorvetes e chocolates.

E por fim a maior dica de todas: mantenha o equilíbrio e desfrute ao máximo as suas férias. 

Procure um de nossos nutricionistas, receba uma orientação profissional e individualizada e invista na sua saúde e bem-estar em todas as épocas do ano.

Oncocenter, dedicada a você!

Gostou do post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos a se manterem informados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 18:00