Outubro Rosa: como surgiu

Outubro Rosa: como surgiu

A campanha colorida, ou melhor, o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na cidade de Nova York, em 1997, como iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, quando durante a primeira corrida pela cura, a instituição distribuiu aos participantes um laço rosa, que é hoje o símbolo do movimento.

A ação foi criada para mobilizar empresas, entidades e toda a população, em prol da conscientização sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. O câncer que mais mata mulheres no mundo. 

Outras cidades americanas começaram a participar da mobilização, até que o governo americano aprovou o mês de outubro, como o oficial para a conscientização sobre o câncer de mama. Logo, o movimento tomou força e ganhou o mundo.

Monumentos históricos, prédios públicos, pontes, entre outros são iluminados de cor-de-rosa. Essa é uma das ações mais conhecidas do movimento que visa chamar a atenção para a causa. A França coloriu a Torre Eiffel, na cidade de Paris, a Itália, o Coliseu, em Roma. E diversos outros países também se mobilizaram. 

No Brasil, o primeiro registro relacionado ao Outubro Rosa, aconteceu em 2002, quando iluminaram de rosa o monumento Obelisco, situado próximo ao Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

A taxa de mortalidade do câncer de mama é relativamente baixa, se a doença for descoberta precocemente, por isso a importância de fortalecer os movimentos e campanhas de prevenção, como o Outubro Rosa.

De acordo com Dr. João Neiva, médico oncologista da Oncocenter, o câncer de mama “é uma doença altamente curável, se tratada nos estágios iniciais, tem um índice de cura de mais de 80%, enquanto a chance de cura cai para 3 a 5% em estágios mais avançados.”

É importante estar atenta e conhecer o seu corpo, realizar os exames periódicos, em especial a mamografia a partir dos 40 anos e buscar ajuda médica, em caso de qualquer anormalidade nas mamas.

Este conteúdo foi útil para você, compartilhe, ajude a disseminar conhecimento. Informação salva vidas!

Oncocenter, dedicada a você.

Fontes: INCA e Ministério da Saúde.

Siga-nos

Notícias recentes

A importância da mamografia

O câncer de mama é o tipo mais frequente de câncer em mulheres a partir dos 55 anos de idade, mas, também pode acometer mulheres

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 18:00